sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Educador e as Novas Tecnologias

O emprego das novas tecnologias computacionais trás uma nova forma de ensino que substitui a interação presencial. A velha forma de ensino/aprendizagem com a presença dos alunos e professores em um mesmo ambiente aos poucos vai se tornando menos intensa e distanciada pelo uso dessas tecnologias, que mesmo sem estarem na presença fica do facilitador, continuam recebendo conhecimentos. As informações passam a ser mais rápidas. As quantidades e a velocidade dessas informações obrigam o professor e o aluno a se adaptarem a esses tipos de tecnologias que avançam de maneira assombrosa, onde quem não se atualiza constantemente acaba ficando obsoleto. Nesse contexto, com o avanço dessas tecnologias, o educador recebe uma imposição que o obriga a constantes atualizações e adaptações na forma de ensinar e interagir através dos ambientes do ensino de EaD, que é quase sempre, diferente de tudo que havia aprendido pelos métodos do ensino presencial. Cabe ao educador a tarefa (quase desumana) de adaptar-se às novas tecnologias com a mesma velocidade com que elas se desenvolvem. Preocupando-se, ainda, com a qualidade dessas informações que muitas vezes se confundem com quantidade, tornando-se um refém das novidades tecnológicas. O emprego das ferramentas, contudo, trás também muitas facilidades e infinitas possibilidades para desenvolverem seus planos de aulas e tornarem mais interessantes a relação de ensino/aprendizagem conseguindo a total interação com os jovens, que vivem a mil por hora assim como as informações que recebem.

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